sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Plano de Aula

Unidade de Ensino: E.M.E.F. Antônio Estanislau Ayroso
Autora: Angélica de Freitas
Professora colaboradora: Professora Arleide Z. Rodrigues Henckmaier
Apoio: Servente Walmor e aluno monitor Gustavo.

Nível de ensino:

Tema: Comunicação e gêneros textuais ?

Título: O carteiro chegou!

Objetivo:
Promover por meio da apresentação de alguns gêneros textuais (bilhete, cartaz, receita, cartão postal, e-mail, blog) a proximidade dos alunos com o mundo da leitura instigando sua curiosidade e interpretação, efetivado pela troca de correspondência, assimilação e construção de informações.

Duração: 6 h/aulas

Conhecimentos prévios:
Terem lido os contos de Fadas: Cinderela, João o pé de feijão, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os sete anões, Cachinhos de Ouro e os Três ursos;

Palavras Chave: Tecnologias, Gêneros Textuais, Contos de Fadas.

Estratégias e recursos:
23/08 Enviar um bilhete à turma sem remetente. Solicitar que a turma responda os questionamentos do bilhete em forma de cartaz. Este deve ser exposto na sala.
24/08 Enviar à turma uma caixa com uma receita culinária (Nega Maluca) e um cartão postal de Jaraguá do Sul (dica do lugar onde vivo).
25/08 Deixar um convite na carteira dos alunos para que compareçam ao ATE na 1º aula para saber quem está enviando as mensagens.
Nesta aula irei me “apresentar” e propor o seguinte trabalho:
Leitura do livro “O Carteiro Chegou” de Janet & Allan Ahlberg.
De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos comunicativos, conforme se vê no quadro abaixo:
Solicitar que os alunos, utilizando o programa tuxpaint, writer, escrevam no gênero que preferirem, uma correspondência para um dos personagens dos contos de fadas listados abaixo. É imprescindível que os alunos utilizem sua criatividade podendo indicar os remetentes que desejarem.
Sr. E Sra. Urso
Bruxa malvada da floresta
Gigante
Cinderela
Lobo Mau
Cachinhos Dourados
Os contos serão sorteados e o trabalho será realizado em duplas e/ou trios. As produções (cartaz, receitas, bilhetes, convites e outros) realizadas pelos alunos, após impressas, serão socializadas em sala.
Será construído um vídeo com depoimentos dos alunos para ser postado no meu blog. O link será enviado ao e-mail da professora possibilitando que, na próxima semana, os alunos possam abrí-lo e vê-lo.
 

Práticas e Dicas © 2008. Template Design By: SkinCorner